Uma pausa para a História

Se hoje estamos diante de um grave cenário na saúde pública em todo o mundo por causa do novo coronavírus e testemunhamos historicamente a corrida da comunidade científica mundial pela descoberta e produção de vacinas, então vamos nos lembrar de outro momento relevante na nossa história, também de saúde pública, quando surgiu a INFLUENZA H1N1 – UMA NOVA GRIPE, que se espalhou rapidamente pelo mundo em 2009 e, da mesma forma, exigiu grande empenho dos cientistas para descobrir a cura por meio da vacina.

A imagem ilustrativa deste texto foi um comunicado enviado a Comunodade Gláucia Costa no retorno às aulas sobre o advento da influenza H1N1 em 2009.

Assim, as muitas voltas que o mundo e a história dão em torno da saúde pública comprovam a importância e a necessidade da ciência para viabilizar a cura por meio de medicamentos e vacinas. Somente o conhecimento científico é capaz de responder a demandas tão graves de saúde. As vacinas combatem inúmeras doenças e são bem conhecidas dos brasileiros, que já viveram diversas e vitoriosas campanhas de vacinação, confirmando sua extrema relevância para a saúde da população.

Por isso, a INFLUENZA H1N1 foi combatida com a vacina, passando a ser tomada anualmente pelos brasileiros, e acreditamos fortemente que a COVID-19 também será combatida com a vacina, com medidas de segurança e prevenção à saúde e, do mesmo modo, deverá ser tomada anualmente, ou seja, temos muito que celebrar a ciência, seu poder de descoberta e sua importância para o cotidiano.

Testemunhamos hoje a vitória da CIÊNCIA, da razão, do conhecimento, da pesquisa científica e da educação! A história é maior e mais relevante que o desconhecimento e a escuridão do saber.

Viva a ciência! Salve a vacina! Muitas palmas aos cientistas!

Gratidão aos profissionais de saúde!