Estudantes Protagonistas

Estudantes Protagonistas

Eventos Científicos

O CGC estimula a participação em diferentes olimpíadas para aprimorar o conhecimento e agregar valor ao seu currículo acadêmico. As Olimpíadas Científicas vão além de medalhas, prêmios e diplomas, pois proporcionam a estudantes e professores novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimento.

A Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) 2023, consagrou a equipe Os Inalienáveis e a Escola com o 1º lugar no estado do Maranhão, um resultado que orgulhou toda a comunidade escolar Gláucia Costa!

Essa vitória demonstra que o caminho pedagógico implantado pelo Gláucia Costa, há mais de trinta anos, é seguro e afirmativo, pois antes de tudo privilegia a aprendizagem e a formação da cidadania critica!

Atividades Culturais

A dança, o teatro, as artes visuais e a música estão presentes em múltiplos projetos artísticos dentro do Colégio Gláucia Costa, que sempre buscou o engajamento da sua comunidade, uma vez que atividades culturais educam a sensibilidade e ainda provocam a reflexão social.

Disseminar a arte, a cultura erudita e popular nos eventos do CGC, é a reafirmação do compromisso da Escola, em educar para a vida, com harmonia, prazer e emoção. O conhecimento é a melhor ponte de acesso aos bens culturais.

Destaca-se no Colégio Gláucia Costa o ensino da música em colaboração a efetivação da Lei n. 11.769/2008, que inclui o ensino de atividades musicais no currículo da educação básica, bem como, promove a cultura de paz nas escolas.

Entre as ações culturais da Escola, a Banda de Fanfarra vem se destacando como meio de estimular a prática da cultura musical. O Colégio Gláucia Costa compreende, que as bandas de fanfarras colaboram para o desenvolvimento integral dos estudantes, na medida em que, a educação musical influencia positivamente nos aspectos, físico, psicológico, cognitivo, emocional, estético e social.

Grêmio Estudantil

O Colégio Gláucia Costa regou a semente para o nascimento do grêmio estudantil na Escola – primeira gestão 2022 a 2023 – com o objetivo de fortalecer a educação cidadã. Inicialmente, chamado de Grêmio CGC recebeu a denominação de Paulo Freire, por seus membros, uma homenagem ao Patrono da Educação Brasileira.

Os grêmios estudantis representam uma oportunidade de colocar em prática na Escola, o debate democrático, e ações de política e cidadania, que buscam melhorias para comunidade escolar. Desse modo, os estudantes desenvolvem seu papel de atores sociais, com o objetivo de aprender a se comunicar e atuar politicamente em seu meio social. Assim, eles pautam a defesa da cidadania no espaço escolar, um aprendizado essencial para uma construção coletiva de sociedade.

Portanto, o grêmio Estudantil é uma entidade, que destaca o papel dos jovens na Gestão Escolar. Dessa forma, por meio delas, os jovens assumem a posição de protagonistas no processo, participando das decisões escolares.

A atual gestão do Grêmio Paulo Freire, tem na Presidência a estudante Yasmim Farias Lima, que junto aos demais integrantes promoveram a escolha da denominação do grêmio, a organização formal da entidade na Escola, e a eleição dos “Chefes de Turmas”, também responsáveis pela boa gestão do cotidiano escolar.