Ensino Fundamental

Ensino Fundamental

No Colégio Gláucia Costa, os conteúdos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais são organizados de modo a estabelecer conexões entre o saber dos estudantes e o conhecimento que se objetiva construir com uma aprendizagem interdisciplinar.

Coordenação e professores aplicam com rigor a proposta pedagógica da Escola propondo aos estudantes atividades interessantes e desafiadoras. O conteúdo é apresentado com aprofundamento de informações, acompanhadas de esquemas, mapas, gráficos, desenhos e fotos para que o estudante possa ampliar seus referenciais culturais e a sua “leitura de mundo”. Utilizamos, sempre que possível, uma situação-problema e elegemos a pesquisa como eixo de formação.

A proposta pedagógica do Colégio Gláucia Costa defende a Pedagogia Ativa, pois esta tem como objetivo levar os estudantes a desenvolver a capacidade de refletir, agir, criar, opinar, decidir, escolher, interpretar e transformar o mundo como sujeitos de suas ações, portanto, compreende procedimentos que visam à formação do pensamento, à pesquisa e à promoção da autonomia.

A Escola tem sua ação educativa norteada pela pedagogia crítico-social dos conteúdos, que faz parte da tendência progressista da educação e, no âmbito escolar, visa a preparar o estudante por meio da aquisição de conteúdos e de sua socialização para uma participação ativa no mundo adulto diante das contradições da sociedade.

Nesta pedagogia, a escola deve ser valorizada como agência responsável pela formação de cidadãos ativos e críticos, capazes de se apropriarem e lutarem pela conquista de seus ideais, tendo o professor como aliado na busca e realização de suas utopias de justiça social.

A programação de conteúdos previstos em todas as turmas do Ensino Fundamental compreende os componentes curriculares adotados na Escola e, cumprem as determinações legais da Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional (LDB), alinhando os conteúdos progressivamente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Em 2020 optou-se na Escola, para as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental pela implantação gradativa dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esta decisão justificasse para evitar que os estudantes deixem de ter acesso a conteúdo fundamentais deste segmento. Assim, em 2023 fecha-se o ciclo da implantação da nova proposta de organização de conteúdos expressa na BNCC, principalmente nas áreas de Matemática e Ciências da Natureza.

O Colégio Gláucia Costa, seguindo as orientações legais, adota uma base nacional comum e uma parte diversificada para a organização curricular do Ensino Fundamental, as quais não se constituem como blocos distintos, mas como um todo integrado de modo a garantir tanto conhecimentos e saberes comuns necessários a todos os estudantes quanto uma formação que considere a diversidade, as características locais e as especificidades regionais.

No núcleo comum as disciplinas contempladas são: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, História, Geografia, Matemática e Ciências. O currículo diversificado comtempla: Ensino Religioso, Empreendedorismo e Projeto de Vida e Informática Educativa. São 30 aulas semanais, ou seja, 900h de formação geral básica incluindo projetos da escola, com uma carga horária anual de 1000h.

A forma como os estudantes passam a se comunicar exige mudanças, porém, não se trata apenas de implementações digitais no ambiente escolar, mas de ações pedagógicas significativas, pois a escola não mais dará conta de tudo, e o currículo será de convergência de temas desenvolvidos em outros espaços e tempos. No entanto, a essência da escola continuará preservada: o professor – elemento humano fundamental para os alunos e para a sociedade –, porque é ele a figura central capaz de fazer a mediação entre os seus estudantes e as informações para transformá-las em conhecimento e aprendizagem.