Skip to content

Material Didático

Material Didático

Livros e Material Escolar

O COLÉGIO GLÁUCIA COSTA tem como slogan de fundação: “Um novo conceito em educação”. Atualmente, mesmo comemorando três décadas continua sendo, na Região dos Cocais, uma referência em educação inovadora. 

Uma Escola atuante e com o olhar a frente do seu tempo, firmou parcerias educacionais que acreditam no ensino significativo e que, assim como o CGC, são apaixonadas por educação.

  1.  POLIEDRO SISTEMA DE ENSINO

EDUCAÇÃO INFANTIL

O Poliedro na Educação Infantil traz a coleção Gressus que significa “passos”, o primeiro passo que a criança dá em seu processo de aprendizagem. O material estimula a construção do conhecimento por meio de atividades que exploram experiências significativas, vivências que valorizam a interação da criança com o mundo, sem perder de vista o contexto da infância.

Alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as propostas pedagógicas da coleção são pautadas nas interações e na brincadeira, eixos estruturantes presentes em toda a infância, possibilitando descobertas, momentos de socialização e desenvolvimento, protagonismo e postura ativa no processo de aprendizagem da criança.

O conteúdo é trabalhado de forma integrada e permite a articulação dos campos de experiências previstos pela BNCC a partir de temas significativos ao contexto da infância. 


Outro ponto importante valorizado na coleção Gressus são os direitos de aprendizagem, que abrangem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

ENSINOFUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

A coleção Phases, do Sistema de Ensino Poliedro, destina-se ao Ensino Fundamental – Anos Iniciais. O termo em latim que dá nome ao material didático remete à transição entre duas etapas da formação do indivíduo, a infância e a adolescência. Nesta fase intermediária e primordial, são construídos e solidificados conhecimentos essenciais, que acompanharão o aluno por toda a vida escolar.

Por isso, os livros da coleção, elaborados a partir dos fundamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), buscam promover o desenvolvimento e o sucesso dos alunos nesse processo de aprendizagem. Todos os conteúdos e as atividades foram planejados para formar estudantes críticos e participativos, capazes de prosseguir seus estudos com autonomia e motivação. Cada detalhe foi pensado com o intuito de contribuir para o desenvolvimento dos estudantes, fornecendo-lhes as melhores estratégias de estudo nessa fase de suas vidas.

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS

coleção Callis, do Sistema de Ensino Poliedro, destina-se ao Ensino Fundamental – Anos Finais. O termo que dá nome a coleção significa “caminho”, em latim, e representa a compreensão da aprendizagem como um caminho a ser percorrido pelos alunos. O objetivo é oferecer às escolas um material contextualizado que:

  • valorize os conhecimentos prévios dos alunos e o meio em que vivem;
        • incentive o trabalho conjunto dos componentes curriculares na construção do saber comum;

  • desenvolva o ensino em espiral – com os conhecimentos sendo ampliados e aprofundados a cada ano;

  • promova a formação de um aluno questionador e autônomo, protagonista do seu processo de aprendizagem.

Os Anos Finais do Ensino Fundamental ocorrem em um período da vida em que os alunos vivenciam intensas transformações biológicas, sociais e psicológicas. Nesse momento, a escola representa um importante espaço de formação para eles, e o material didático tem grande relevância na construção dos saberes das diferentes áreas. Tendo em vista essa realidade, a coleção Callis aborda temas e conteúdo de maneira interessante e envolvente, que permite aos alunos protagonizar o processo de aprendizagem

ENSINO MÉDIO

coleção Lumen, do Poliedro Sistema de Ensino, destina-se ao Ensino Médio, a última etapa da Educação Básica. É nessa fase que os estudantes aprofundam os conhecimentos acumulados no Ensino Fundamental e articulam-nos às novas áreas de interesse, a a fim de trilhar caminhos para a realização de seus sonhos.


O termo Lumen tem origem latina e se refere à claridade e luz, por isso, foi escolhido como título da coleção, cujo objetivo é auxiliar o estudante a percorrer novos caminhos com clareza, tornando-o apto a solucionar problemas com autonomia.


Com elevado rigor conceitual, a coleção Lumen apresenta conteúdos e temas relevantes para a formação do estudante. Também traz informações recentes que dialogam com o cotidiano do aluno e possibilitam uma aprendizagem significativa. Possibilita ainda a formação de uma base sólida para que os alunos prossigam os estudos e obtenham sucesso nos exames vestibulares e no Enem.

  1. SIMPLE EDUCATION

Em 2020, o Colégio Gláucia Costa formou parceria com o Grupo Simple, referência na área de atuação do ensino de língua inglesa no país. A metodologia da Simple assegura aos alunos que passarem por todos os estágios do programa adquirir a fluência na língua inglesa sem necessidade de frequentar outro curso.

São aulas diárias, cinco vezes por semana, dentro da grade curricular, para as turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio. O aprendizado se dá de maneira gradual e os alunos tornam-se capazes de se comunicar a medida em que adquirem maior espaço para a elaboração de um discurso mais elaborado, de maneira menos guiada, fase a fase. Dessa forma, é possível mantermos um ambiente suficientemente desafiador em cada série.

  1. ROBÓTICA EDUCACIONAL

O Colégio Gláucia Costa ao longo da sua história adotou na sua pratica pedagógica o uso de tecnologias como ferramentas de apoio a aprendizagem e, a partir de 2018 ampliou seu trabalho com a implantação da Robótica Educacional.

A Robótica Educacional é uma metodologia de ensino que estimula o aluno a investigar e materializar os conceitos aprendidos no conteúdo curricular. O objetivo desta, não é que o aluno saiba apenas repetir, mas que aprenda por si próprio, sendo capaz de interagir com a realidade, desenvolvendo a capacidade para formular e equacionar problemas.

Os kits de robótica, do laboratório de informática do CGC, são compostos de peças plásticas e metálicas de encaixe, componentes eletrônicos, software de simulação e programação. Progressivos de acordo com a faixa etária dos alunos que, gradualmente se familiarizam com conceitos de mecânica, elétrica, eletrônica e programação. As aulas de robótica estimulam a realização de projetos interativos e interdisciplinares, desde veículos até circuitos e máquinas do cotidiano: elevadores, cancelas, entre outros.

Dentre os principais benefícios da robótica educacional podemos destacar o incentivo de trabalho em grupo, raciocínio lógico, estimula a criatividade e desenvolvimento de habilidades para solucionar situações adversas.