Biblioteca

Biblioteca

A Biblioteca Escolar Paulo Vaz da Costa se caracteriza como um espaço de acesso a informação, leitura e produção de conhecimento. A biblioteca, que inicialmente ocupava uma pequena sala, foi formalmente integrada às atividades escolares a partir de 1998, quando houve disponibilidade de ampliação do espaço, sendo oficialmente aberta à comunidade escolar. Seu acervo é composto por obras de diversas temáticas e formatos que são selecionados de acordo com o Projeto Político Pedagógico da Escola e a faixa etária de seu público.
A atualização do mesmo é determinada pelas necessidades informacionais de cada área e por lançamentos do mercado editorial, nas áreas infantil, juvenil, pedagógica e educacional. A profissional que atua na biblioteca é bibliotecária com habilitação na área e integra a dinâmica escolar com apoio a pesquisa e produção do conhecimento na instituição e em atividades de caráter literário, pedagógico e cultural. Desse modo, a biblioteca atende ao público de Educação Infantil, observando suas peculiaridades; ao Ensino Fundamental I que se dirige espontaneamente a este espaço e são orientados para o desenvolvimento de atividades de leitura e estímulo à imaginação.
O público infanto-juvenil, agrupado a partir do Ensino Fundamental II são prontamente atendidos em suas necessidades informacionais de busca a leitura, pesquisa e conhecimento por meio de material bibliográfico ou outras mídias; esta faixa etária é orientada a realizar tais atividades de forma autônoma. Com o Ensino Médio, a proposta da biblioteca também integra à dinâmica escolar deste nível de ensino, como mediadora do conhecimento entre alunos e sociedade. Esse grupo tem acesso livre à leitura e podem desenvolver a pesquisa bibliográfica, ou por meio virtual através da internet, de forma autônoma e podem ainda desenvolver atividades de caráter artístico-cultural estudando temas atuais da sociedade de acordo com o Projeto Político Pedagógico da Escola.