Ensino Médio

Ensino Médio

Em 2013, ano em que completou 23 anos, o Colégio Gláucia Costa apresentou o Projeto Político Pedagógico do seu Ensino Médio à sociedade timonense, o qual tem como referência a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN 2000), o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2001 e, atualizado em 2019, alinhou-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A inclusão das metodologias ativas e das novas tecnologias também é contemplada no projeto do Ensino Médio do CGC favorecendo, assim, o protagonismo dos estudantes e conferindo-lhes maior mobilidade e liberdade de ação nos processos investigativos e na interação com os colegas.

Na formação geral básica, o currículo e a proposta pedagógica do CGC para o Ensino Médio, de acordo com as DCNEM/2018, apontadas como essenciais na BNCC-EM, contemplam diferentes áreas do conhecimento e estudo: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte, Educação Física, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Além das áreas de conhecimento essenciais, os estudantes do Ensino Médio no Colégio Gláucia Costa têm contato com projetos específicos da Escola: Empreendedorismo e Projeto de Vida e Informática Educativa.

O documento da BNCC-EM ratifica também as orientações das DCNEM/2018 no que se refere à oferta de diferentes itinerários formativos, que devem considerar a realidade local, os anseios da comunidade escolar e os recursos físicos, materiais e humanos das redes e instituições escolares, de forma a propiciar aos estudantes possibilidades efetivas para construir e desenvolver seus projetos de vida e se integrar, de forma consciente e autônoma, à vida cidadã e ao mundo do trabalho.

Dessa forma, a partir de 2022, o Colégio Gláucia Costa passará a ofertar, no Ensino Médio, os Itinerários Formativos alinhados aos eixos estruturantes: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo. Na prática, o itinerário pode ser entendido como um conjunto de trilhas de aprendizagem, organizadas a partir de uma ou mais áreas do conhecimento.

A carga horária adotada para o Ensino Médio no Colégio Gláucia Costa, desde a sua implantação, é de 1.200 horas anuais com 36 aulas semanais. Com a implantação do projeto “Inglês Diário” na Escola, a carga horária anual passou a ser de 1.500 horas com 41 aulas semanais. Dessa forma, a adaptação às exigências legais de carga horária para o NOVO ENSINO MÉDIO não causará grandes mudanças no CGC no que se refere ao tempo do estudante na Escola. A partir de 2022, a BNCC-EM passará a exigir das escolas a carga horária anual mínima de 1000 horas. Com relação a essa carga horária, 60% serão dedicados ao currículo-base, e os outros 40%, para as disciplinas eletivas dos itinerários formativos. Essa flexibilização possibilitará ao estudante escolher a área do conhecimento que deseja se aprofundar.

A grande mudança com a implantação gradativa do NOVO ENSINO MÉDIO nos anos de 2022, 2023 e 2024 serão os Itinerários Formativos. Assim, o Colégio Gláucia Costa adotará duas trilhas de aprofundamento que contemplam amplas possibilidades de escolha para cursos universitários. No CGC, serão ofertados dois Itinerários Formativos:

• Mapa Vision, com foco em Língua Portuguesa e Humanas + Empreendedorismo Criativo;
  • Mapa Pleno, com foco em Matemática e Natureza + Educação Financeira.

O objetivo principal das mudanças no Ensino Médio visa a tornar o currículo mais atraente e aderente aos anseios dos estudantes. Dessa forma, o Colégio Gláucia Costa, seguindo as orientações legais, já está se adaptando de forma tranquila ao NOVO ENSINO MÉDIO.