Saúde e empatia

Em 2019, o Colégio Gláucia Costa vivenciou, com sua comunidade, o Projeto “Vamos Lavar as Mãos”, que nasceu com o objetivo de disseminar, na nossa escola, a grande importância do simples ato de lavar as mãos.

Depois de dois anos, percebemos o quanto esse projeto é valioso e atual, principalmente no contexto da pandemia pela COVID-19, no qual a higienização das mãos passou a ser extremamente enfatizada como uma ação que de fato salva vidas.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) trouxeram para 2021, no Dia Mundial da Saúde, a campanha “Construindo um Mundo mais Justo e Saudável” com foco nos problemas desencadeados pela COVID-19.

Esta campanha, juntamente com a ação “Em defesa do SUS e da vida de todas as pessoas”, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), foram a semente para o projeto SAÚDE E EMPATIA, que nasceu no CGC neste ano com os objetivos de:

abordar temas relacionados à saúde e empatia na comunidade escolar
desenvolver projetos educativos relacionados às temáticas envolvendo todos os estudantes
Chama-se empatia o sentimento de responsabilidade com o outro, de saber se colocar no lugar do seu semelhante, assim como a capacidade de cuidar de nós mesmos e assumir as próprias responsabilidades é um ato de empatia, pois os atos individuais também geram resultados para o coletivo. Portanto, precisamos espalhar saúde, empatia, solidariedade e esperança para vencermos esta pandemia. Precisamos cuidar um do outro, precisamos pensar no coletivo.

O projeto foi iniciado no mês de abril com vídeos educativos preparados pelas enfermeiras e professores das áreas de Ciências e Educação Física da Escola e segue, durante o período letivo, com campanhas e atividades em sala de aula orientadas e adaptadas de acordo com a idade dos estudantes. Também estão previstas atividades específicas com as famílias: palestras e cursos na área de saúde.

Assim, o Colégio Gláucia Costa, mais uma vez, firma parceria com a comunidade da sua cidade para atuar, de forma responsável, frente a um problema de âmbito mundial.