O Novo Ensino Médio

O Colégio Gláucia Costa, instituição de ensino fundada há mais de 30 anos na Região dos Cocais, ciente da sua responsabilidade pedagógica frente às inovações educacionais e apoiada por documentos legais, iniciou, em 2022, sua primeira turma contemplada com as mudanças do Novo Ensino Médio.

O Ensino Médio no CGC iniciou-se em 2013, ofertando as primeiras turmas com uma carga horária acima de 4000 horas nos três anos do segmento, que já era superior ao que foi estabelecido na Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Nesse momento da história educacional brasileira, a Lei nº 13.415/2017 formalizou nova carga horária e ampliação do currículo. A carga horária que era de 2400 horas, com 800 horas por ano, passou a ser de 3000 horas, com mil horas por ano, flexibilizando a organização curricular para contemplar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os Itinerários Formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

Assim, em 2022, o currículo da primeira turma do Novo Ensino Médio do Colégio Gláucia Costa foi composto de 1633 horas para os estudantes que optaram pelos Itinerários Formativos que ampliam o conhecimento na área de Ciências da Natureza e Exatas. Já o grupo de estudantes que optou pela área de Ciências Humanas e Linguagens cursou 1566 horas.

Seguindo a sua caminhada, o CGC entregará, às faculdades e universidades, ao fim de 2024, jovens com conhecimentos sociais, econômicos e políticos amplamente trabalhados na Escola com uma carga horária superior a 4400 horas ao longo das três séries do Ensino Médio.

Os capítulos da história do Novo Ensino Médio seguem buscando alterações e adaptações que promovam oportunidades educativas iguais a todos e a todas no território brasileiro. O último enredo anunciado foi a aprovação na Câmara dos Deputados, no dia 20 de março de 2024, do Projeto de Lei nº 5230 de 2023, que altera a carga horária do Ensino Médio determinando 2.400 horas das disciplinas obrigatórias para a formação básica e 600 horas para os Itinerários Formativos.

O Gláucia Costa aplaude e acredita que a reforma do Ensino Médio fortalece a educação brasileira com a formação de jovens mais maduros e comprometidos com as profissões escolhidas, já que poderão conhecer, por meio dos Itinerários Formativos, práticas de profissões diversas, além de se aprofundar em uma área de conhecimento que tenham aptidão e interesse.

Angelina Costa Cruz
Mestre em Computação Aplicada