Skip to content

Negar a Ciência é negar a realidade

Criação de arte exclusiva para o Colégio Gláucia Costa 
Flag Publicidade – MKT | 3D | Design – João Pedro Fortes

 

 

Com o mundo tomado pelo pânico, diante de uma doença ainda desconhecida da Ciência, e o crescente e assustador número de vítimas da Covid-19 se espalhando pelo mundo, o Brasil entrava perigosamente na rota do Novo Coronavírus com números alarmantes de mortos, uma vez que ainda se desconheciam remédios, ou vacinas para a cura

 

 Assim, medidas emergenciais de controle foram tomadas, para barrar a velocidade da transmissão do vírus, como isolamento social, uso obrigatório de máscaras, higiene das mãos e objetos ou superfícies em geral, bem como a adoção de lockdowns ou toques de recolher, que paralisaram cidades inteiras. No entanto, tais medidas não foram um consenso em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. E não foram consenso porquê? Afinal estas não eram as medidas recomendadas pela OMS e a comunidade científica mundial? Sim. Eram, mas não havia um consenso global, por uma razão: a entrada dos negacionistas em campo. 

      

Para esse time, a Ciência, e suas descobertas não são válidas, se autointitulam antivacina, e levaram esse movimento a crescer em todo o mundo, destorcendo fatos e confundindo a população com um repertório falso de informações, ou seja, com fake News. É isso. Esse time infelizmente, entrou em campo pra valer, também no Brasil. Para eles, a pandemia foi criada nos laboratórios chineses, a Covid-19 é apenas uma gripezinha (apesar dos hospitais lotados e da morte de milhares), enfim é aquele time que, não acredita, não se fundamenta em fatos, muito menos na Ciência. Muitos ainda, inclusive, não acreditam nem que a Terra é redonda, ou que o homem já foi à lua, e por aí vai… Terra planismos a parte, o certo é que com esse time em campo, colaborando para a desinformação da população, o que se viu foi a falta de uma coordenação federal, para combater toda a crise sanitária no país.

 

Desse modo, com o descrédito de autoridades federais, foram os Governos Estaduais que se prontificaram, e com autonomia garantida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), se empenharam em administrar medidas de controle, e de assistência a rede hospitalar, ou com hospitais de campanha e compras diretas de equipamentos, como respiradores. Infelizmente, veremos mais adiante que todos esses esforços, também foram cercados pelo ciclo vicioso da corrupção.

 

Por outro lado, outras ações se mostraram eficientes, como a formação de um consórcio entre os estados da região Nordeste; esse acordo regional foi responsável, pela chegada de equipamentos e vacinas, de forma mais acelerada ao país, na medida em que, houve um vazio de coordenação federal, para enfrentar a crise. Assim, o time dos negacionistas jogou contra a pandemia, e por consequência contra a população. Seu intuito foi de desinformar, desacreditar, confundir, desqualificar qualquer fato, ou manifestação da comunidade científica mundial, em torno da doença. 

        

Mas, na verdade, todos sabem, foi pelas mãos da Ciência que uma infinidade de descobertas promoveu a evolução humana ao longo de séculos, e as mais diversas tecnologias que estão hoje a nosso dispor, ao alcance de qualquer um. Foi pelas mãos da Ciência, que doenças foram erradicadas, que medicamentos e vacinas salvaram milhares de vidas, ao longo de décadas. Portanto, sem mais delongas negar a Ciência é viver num universo paralelo, ou no mínimo fantasioso; aqueles que desprezam a Educação, o Conhecimento, o Saber, a Ciência, as Artes e a Cultura, não tenha dúvida, realmente não podem compreender, e permanecerão na escuridão, nas trevas, porque negar a Ciência é negar a realidade.

 

Crônicas: ANGELY COSTA CRUZ 

Professsora, Bibliotecária, Escritora, Pós-graduada 

em Literatura, Estudos Culturais e Outras Linguagens