Museu do Cangaço CGC

A cultura de uma região necessita de divulgação e orientações para fomentar o respeito pela história dos lugares e também o sentimento de pertença. Neste contexto, a escola tem um papel fundamental, portanto, é sua responsabilidade criar espaços e realizar ações que valorizem a cultura e, claro, promovam cidadania.

Assim, a comunidade Gláucia Costa teve a oportunidade de visitar o Museu do Cangaço CGC instalado na Escola em junho de 2021. O trabalho foi desenvolvido pela professora Valéria Santana Sousa, na disciplina de História. A coleta do material, que apresentou o homem do sertão, foi um trabalho conjunto de professores e estudantes.

Quem visitou, teve acesso a fotografias, documentos e utensílios classificados e catalogados respeitando os critérios de mostras de acervos culturais. A bibliotecária da Escola, professora Angely, propôs à comunidade CGC que conhecesse melhor Lampião, o cangaço e o patrimônio cultural nordestino durante as festividades juninas de 2021.

O Museu do Cangaço foi um sucesso, somado a todas as outras ações culturais realizadas pelo Colégio Gláucia Costa ao longo dos seus 31 anos. E se você não teve oportunidade de visitar o Museu do Cangaço CGC, acesse à Live do Sertão CGC 2021 no canal glauciacostaoficial, no YouTube.