Cultura com tempero, cores e alegria nordestina

O Colégio Gláucia Costa, ao longo de três décadas, fortaleceu e divulgou o jeito de ser e fazer nordestino com uma atenção em especial ao acervo cultural maranhense. Do bumba meu boi ao tambor de crioula, da quadrilha caipira às danças coreografadas, foram muitos momentos inesquecíveis.

O Arraial Show do Colégio Gláucia Costa oportuniza meninos e meninas ao contato com danças e canções que os aproximam do trabalho de grandes artistas brasileiros. Quando, em 2020, fomos pegos de surpresa pela covid-19, a comunidade CGC recebeu de presente um arraial em formato de Live, animado por três grandes artistas da Região dos Cocais: Leylianne Monteiro e Banda Triballes, Franklin Medeiros e Jeruilson e Forró de Latada.

Esse primeiro evento cultural digital realizado pela Escola inspirou outros projetos nesse formato. Em 2021, Lampião, o cangaço e o patrimônio cultural nordestino ganharam espaço na teia global com várias apresentações de dança transmitidas ao vivo, do Palco 30 Anos CGC, em uma casinha de reboco.

Neste ano, os palcos e salões de eventos do Colégio Gláucia Costa receberam sua comunidade escolar para atividades juninas por turmas. Animada, a criançada brincou de quadrilha, coreografou canções, saboreou pratos típicos, participou de brincadeiras tradicionais dos festejos juninos e, claro, divertiu-se bastante com seus familiares no sertão do coração do CGC.

Encerramos as comemorações do mês de junho com a confraternização de professores e colaboradores da Escola que, assim como as crianças, divertiram-se na quadrilha e brincadeiras e saborearam as comidinhas típicas, preparadas com carinho pela vovó Antônia e a querida Irleide.

Já estamos batendo palmas, arrumando os laços e aquecendo as botas para o São João de 2023, e você já é nosso convidado!