Skip to content

Ciência, saúde e cidadania

Criação de arte exclusiva para o Colégio Gláucia Costa 
Flag Publicidade – MKT | 3D | Design – João Pedro Fortes

 

Com o prolongamento da pandemia, e milhares de vidas perdidas medidas de isolamento social seguiram, paralisando cidades inteiras e a economia mundial. Diante desse cenário de terror, os negacionistas se ocuparam de espalhar aos quatro ventos, por meio da internet e redes sociais, inverdades, informações falsas sobre a Covid-19 e a origem do vírus. Passaram a criar as tais teorias conspiratórias, que deturpavam a verdade dos fatos junto à sociedade, as chamadas fakes news.

 

Segundo essas teorias conspiratórias, o vírus surgiu nos laboratórios chineses, ou o contrário era certo que havia surgido em laboratórios do exército norte-americano, se afirmou até que se tratava de uma arma biológica, ou ainda que o Novo Coronavírus veio do espaço e chegou à Terra, através de um meteorito que caiu na China, nada mal como enredos para filmes hollywoodianos. Porém, tais afirmações se mostraram infundadas e ruíram como castelos de areia.

 

Todavia, esse movimento de descrédito na doença, na sua origem não foi uma novidade, pois lá atrás, no início do século XX, em 1918, a pandemia da Gripe Espanhola também produziu inúmeras teorias conspiratórias. Mas, enquanto o mundo se digladiava em polêmicas ideológicas sobre a Covid-19, a Ciência trabalhava a todo vapor e corria contra o tempo para descobrir e produzir vacinas capazes de salvar milhares de vidas em todo o mundo.

 

A comunidade científica mundial começou uma corrida maluca, numa velocidade jamais vista, e graças ao progresso da Ciência e da tecnologia, se chegou ao sequenciamento genômico do vírus, primeiro passo para produção de vacinas. Nesse contexto, mais de vinte vacinas começaram a ser produzidas, obedecendo a diferentes fases de evolução; ao final de dezembro de 2020, já eram dezenas de vacinas em fases clínicas de desenvolvimento, vinte na reta final, e até cento e sessenta em fase inicial de estudo.

 

Enfim, para a felicidade geral da nação e alívio universal, a vacina chegou! E cada uma delas, trouxe mais esperança em dias melhores: CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer, Janssen, Moderna, Butantan Sinovac, e outras. Todas elas são a prova concreta, de que a Ciência venceu! Apesar de tudo, de todo o patrulhamento negacionista. E para ser justo os profissionais da saúde, foram os primeiros a serem imunizados, com as doses da esperança e do bom senso.

 

Por isso, salve a Ciência! Salve toda a comunidade científica mundial que empreendeu um esforço gigantesco em busca da cura. Se no início da pandemia era tudo incerteza, a chegada das vacinas acendeu aquela luz no fim do túnel, e trouxe a confiança necessária para o mundo seguir em frente. Afinal, a sociedade evolui é com Ciência, Saúde e Cidadania.

 

Crônicas: ANGELY COSTA CRUZ 

Professsora, Bibliotecária, Escritora, Pós-graduada 

em Literatura, Estudos Culturais e Outras Linguagens