Skip to content

Apertem os cintos, o piloto sumiu!

Criação de arte exclusiva para o Colégio Gláucia Costa 

Flag Publicidade – MKT | 3D | Design – João Pedro Fortes

 

Estávamos às vésperas do dia de São José em Timon (MA), e na Escola acabava de acontecer uma exposição histórica sobre Anne Frank (1929-1945) e o Holocausto, um evento que expôs objetos raros, apresentou palestra, teatro e emocionou a todos. Também nesse momento festejávamos os trinta anos do Colégio Gláucia Costa, com a inauguração do palco Protagonistas, um novo espaço para manifestações artísticas na Escola.

 

Era março de 2020, e após esses eventos, uma furiosa tempestade se abateu sobre o mundo: o surgimento de um vírus letal e desconhecido da Ciência, que transformou a vida (ou o modo de viver) no planeta. E o que ninguém poderia imaginar aconteceu: a Escola, os demais estabelecimentos, os diversos serviços em toda a cidade, no país inteiro e no mundo, suspenderam suas atividades presenciais, inicialmente por dias, mas a gravidade da doença e a falta da cura, estendeu esse prazo a um tempo indeterminado. Desse modo, a população foi convocada a um longo e extremo período de isolamento social, pois o Novo Coronavírus já se alastrava por todos os continentes, e chegou ao Brasil ainda no Carnaval. A Organização Mundial da Saúde (OMS), decretou a pandemia, que é a disseminação mundial de uma nova doença; esse termo passa a ser usado quando uma epidemia, surto que afeta uma região, se espalha rapidamente no globo. A partir desse momento, o mundo nunca mais foi o mesmo.

 

Assim, especialistas, autoridades  médicas, da saúde  e os Governos Estaduais no Brasil, passaram a orientar a população a fazer uso obrigatório de máscaras, e o isolamento social. Apesar disso, o Governo Federal não compartilhou desse mesmo roteiro sobre a doença, e seguiu em direção contrária. No entanto, as medidas extremas adotadas, eram as únicas capazes de barrar a transmissão do vírus, num cenário ainda sem perspectiva imediata de cura. Ficamos com aquela sensação do filme, Apertem os cintos, o piloto sumiu, um choque profundo nos tomou de assalto, e nos lançou rumo ao medo, ao pânico, e a incerteza. 

 

As notícias que chegavam de todas as partes do mundo eram chocantes demais; o vírus letal ceifava milhares de vidas, e a comunidade científica mundial se desdobrava para descobrir quais os sintomas, como lhe dar com a nova doença, que remédios ou vacinas poderiam trazer a cura. Enquanto isso, no Brasil o descompasso de medidas governamentais diante da crise sanitária, confundiu a população, e atrapalhou a execução de um pano nacional coordenado para combater a doença. Na Escola, recomendamos a todos o isolamento social e o uso obrigatório de máscaras. Três dias depois, o Colégio Gláucia Costa já disponibilizava aulas e atividades em sua plataforma, o Plurall. Um novo mundo nascia ali, e a Escola já estava pronta, naquele momento histórico, para o novo desafio.

 

Crônicas: ANGELY COSTA CRUZ 

Professsora, Bibliotecária, Escritora, Pós-graduada 

em Literatura, Estudos Culturais e Outras Linguagens