Treinamento em primeiros socorros básico
A Escola possui uma grande responsabilidade na segurança e preservação do bem-estar físico e psíquico de toda a sua comunidade escolar, em especial, dos seus estudantes.
Foi sancionada, em 2018, a Lei nº 13.722, conhecida como a Lei Lucas, que determina que funcionários de estabelecimentos de ensino e de recreação infantil públicos e particulares terão que ser treinados em primeiros socorros. A Lei Lucas é válida para todo o território nacional e determinou, a partir de março de 2019, a obrigatoriedade desse treinamento nas escolas do Brasil, objetivando capacitar professores e funcionários para identificar e agir preventivamente em situações de urgência e emergência, até a chegada do suporte médico necessário.
Portanto, pensando na promoção da saúde, na prevenção de situações de risco na escola e, ciente que o conhecimento em primeiros socorros para nossa vida diária é fundamental, o Colégio Gláucia Costa, ano a ano, vem realizando o treinando em primeiros socorros básicos sua equipe de colaboradores.
A formação de 2025, aconteceu no dia 13 de setembro. Nossa escola viveu um dia inteiro de aprendizado essencial para a vida: o Curso de Primeiros Socorros com o enfermeiro intensivista, mestre em terapia intensiva, enfermeiro do Hospital Universitário do Piaui, professor do Instituto Salve Vidas, professor Francisco Weliton Pessoa da Silva.
Pela manhã, os alunos mergulharam na teoria, entendendo a importância de agir com rapidez e segurança em situações de emergência. Já na parte da tarde, a prática fez toda diferença: os grupos se dividiram em RCP adulto, RCP infantil e imobilização de membros superiores e inferiores, vivenciando de perto como salvar vidas.
Esse curso vai muito além da sala de aula. Ele representa cuidado, responsabilidade e preparo. Para a equipe formada, é conhecimento que fortalece a autonomia. Para os pais, é a certeza de que seus filhos estão em uma Escola seguro e preparado para ocorrências do cotidiano. Para o Colégio Gláucia Costa, é a responsabilidade com a segurança e preservação do bem-estar físico e psíquico de toda a sua comunidade escolar.