Colégio "Glaucia Costa" - 31 anos batendo forte no coração da cidade

PARCERIAS DE SUCESSO

O Colégio Gláucia Costa tem como slogan de fundação: “Um novo conceito em educação”. Atualmente, mesmo comemorando três décadas, o CGC continua sendo, na Região dos Cocais, uma referência em educação inovadora, atuante e com o olhar a frente do seu tempo.

É necessário propor mudanças constantes, acompanhando o estilo da nova geração de estudantes que busca a Escola ano a ano. É preciso promover uma educação transformadora, que fortaleça o trabalho pedagógico dos estudantes e professores e, é claro, que as inovações e ações educativas sejam fundamentadas nos documentos legais que regem o ensino no Brasil.

Com essas ideias e metas, o Colégio Gláucia Costa firmou parcerias educacionais que acreditam no ensino significativo e que, assim como o CGC, são apaixonadas por educação.

1 ÉTICO SISTEMA DE ENSINO

Desde 2012, o Ético é o material didático do CGC para as turmas do ensino fundamental e do ensino médio. São livros e serviços que atendem ao Projeto Político Pedagógico desses segmentos de ensino com eficiência.

·       Pilares Pedagógicos

A – Ensino Fundamental – Anos Iniciais: aprendizagem significativa; educação de valores; metodologia desafiadora.

B – Ensino Fundamental – Anos finais: desenvolvimento de habilidades; aprendizagem significativa ativa e participativa, Visão crítica.

C – Ensino Médio: desenvolvimento de habilidades, contextualização, interdisciplinaridade.

Com o material do Ético adotado pela Escola, a comunidade CGC tem acesso à plataforma on-line de aprendizagem Plurall.

·       Plurall

A plataforma Plurall trata-se de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar. Por meio dela, é possível acessar listas de exercícios, vídeos para ajudar a solucionar as tarefas, fazer avaliações e consultar relatórios de acompanhamento escolar. Também estão disponíveis nessa plataforma os cadernos digitais – o conteúdo do material do ÉTICO.

O acesso à plataforma é feito pelo link: login.plurall.net/login.

2 Sistema de Ensino Positivo

No Colégio Gláucia Costa, o Sistema de Ensino Positivo foi adotado para as turmas da Educação Infantil desde 2016. As atividades do material didático incentivam a criança a solucionar desafios, fazer descobertas e conhecer a si, o outro e o mundo. O trabalho compreende quatro eixos permeados pela afetividade e as brincadeiras: jogos, arte, pesquisa e histórias. O foco é explorar as habilidades da criança por meio de experiências a fim de que ela desenvolva múltiplas linguagens.

Com o material do Positivo adotado pela Escola, a comunidade CGC tem acesso à plataforma on-line de aprendizagem do Sistema Positivo de Ensino: o Positivo ON.

·       Positivo ON

O ambiente traz tecnologias e recursos que potencializam o aprendizado da criança, bem como promove a aproximação da família com a Escola por meio da agenda e postagem de atividades. Os pequenos têm um espaço específico com jogos e objetos educacionais.

O acesso à plataforma é feito pelo link: positivoon.com.br.

3 Simple Education

Em 2020, o Colégio Gláucia Costa formou parceria com o Grupo Simple, referência na área de atuação do ensino de língua inglesa no país. A metodologia da Simple assegura aos alunos que passarem por todos os estágios do programa adquirir a fluência na língua inglesa sem necessidade de frequentar outro curso.

O Programa Inglês Diário no CGC é composto essencialmente por aulas com foco na dinâmica da língua inglesa, sem aulas interdisciplinares como acontece na educação bilíngue. São aulas diárias, cinco vezes por semana, dentro da grade curricular, para as turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio. Faz parte do Grupo Simple Education a marca Digital Classes, que é uma plataforma digital para estudos on-line.

·       Plataforma Simple Education

A Digital Classes é uma excelente solução, pois o foco para o qual ela foi desenvolvida está no atendimento ao público escolar infantil e adolescente, gerando, assim, maior engajamento dos estudantes.

Os recursos disponíveis na plataforma são: exercícios interativos, provas interativas, gravação de videoaulas, biblioteca de videoaulas, gerenciamento dos usuários, segmentação por disciplinas e séries, aulas ao vivo, tracking dos usuários, personalização com o logo, entre outros.

O acesso à plataforma é feito pelo link: simpleeducation.com.br.

4  CREARE EDUCACIONAL

Em 2009, o Colégio Gláucia Costa iniciou a oferta das aulas de Informática Educativa para as turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. As atividades propostas estimulavam a resolução de problemas e promoviam a inserção de crianças e adolescentes ao universo computacional.

No CGC, a metodologia aplicada às aulas de Informática Educativa no período de 2009 a 2017 alinhava a tecnologia às demais áreas de conhecimento estimulando a pesquisa e a realização de projetos tecnológicos. A partir de 2018, as aulas de tecnologia foram ampliadas, adotando-se a Robótica Educacional.

Na Robótica Educacional, mesclamos ambientes de aprendizagem que reúnem material não estruturado (que pode ser sucata) e kits de montagem. Esses kits são compostos por diversas peças, motores, sensores e controladores, softwares que permitem programar o funcionamento dos modelos montados. Ambos garantem ao aluno a oportunidade de desenvolver sua criatividade com a montagem do seu próprio projeto.

Nesse contexto, o projeto na Escola é uma parceria com a empresa da área de informática educacional Creare, que desenvolve ferramentas e implementa metodologias computacionais. A solução de aprendizagem EXLABi, proposta que potencializa o pensamento crítico, científico, visual e a capacidade criativa de solucionar problemas, é executada em todos os segmentos da Escola.