Dia das mães, dia da família.

Para integrar de forma harmônica todos os membros da família à vivência das crianças na escola e lançar um olhar mais contemporâneo ao “dia das mães”, o Colégio “Gláucia Costa” celebrou novamente em 2015 o “Dia da família”, através das atividades desenvolvidas no Projeto “Maternidade com cor e poesia! ”. O projeto trouxe momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares, reconhecendo a importância da figura materna no desenvolvimento do caráter humano.

Sabemos que novas configurações familiares podem ser formadas ao longo da vida das crianças, pois há as que convivem com os novos cônjuges de pais e mães, novos irmãos e novas ligações familiares. A escola aproveitou esse momento para trabalhar a questão da maternidade como sendo mais do que gerar um filho. Orientar que mãe é bem mais do que a mulher que "embarrigou", é a pessoa, de qualquer gênero, que materna, ou seja, que cuida e dá amor e educação. Orientar as crianças que existem sim pessoas que não têm mais mães presentes aqui e que a morte existe, o abandono existe, mas que sempre haverá alguém que preencherá a função materna, mesmo que seja um pai, uma avó, uma madrinha, um amigo da família.

O importante é que as crianças tenham a oportunidade de fazer presentinhos para as pessoas que amam... elas gostam e ainda aprendem que o valor de um presente não está no preço, mas no carinho que dedicam aos outros! Já é prática do Colégio “Gláucia Costa” desenvolver projetos que destacam a criatividade das crianças e abrem espaço para a família participar e/ou apreciar. Com este projeto, também fugimos do apelo comercial da data, trazendo uma nova proposta para destacar a função materna na família.

O resultado deste trabalho pode ser apreciado na nossa seção eventos, em três momentos diferentes:

• Dia das mães, dia da família - Educ. Infantil 2015
  • Projeto Informática Educativo - 2º Ano 2015
  • Projeto Maternidade com Cor e Poesia - Ens. Fundamental I - 2015

Para todas as que são e as que não são mães, para todos que são e os que não são pais, para toda a família o Colégio “Gláucia Costa” que o segundo domingo de maio seja sempre muito especial.

Confira algumas fotos:
Dia das mães, dia da família