Quem foi Airton Costa Cruz

Airton Cruz

Não é apenas mais um dos filhos maranhenses, é sobretudo um exemplo. Um exemplo de esforço, perseverança, trabalho e dignidade. Nascido na cidade de Bacabal (MA), Airton tem sua origem em uma família humilde, da qual era o único filho homem; não chegou a concluir os estudos, mas desenvolveu alguns cursos profissionalizantes como de Bombeiro Hidráulico, que lhe garantiu o 1º lugar de sua turma, passando a praticar esta atividade profissional.

Airton foi uma figura carismática e de grande destaque em nossa comunidade, passou a maior parte de sua vida em Timon, cidade que aprendeu a amar e que conhecia como ninguém. Foi aqui que recebeu o apelido que o identificaria para sempre como o ALEMÃO. Com um carisma pessoal, conquistou e cativou a amizade de inúmeras pessoas, tornando-se bastante conhecido e muito admirado por todos.

A abertura política de 1982 trouxe para Timon um clima de disputa eleitoral que movimentou a cidade, Airton - O ALEMÃO, participou intensamente deste momento, a frente de um grupo de jovens, sendo o responsável pela organização de vários torneios festivos e de um grande festival de quadrilha realizado na Avenida Jaime Rios.

Sempre inquieto e muito criativo, Airton promoveu ainda diversas excursões a lugares como: São Luís (MA), Parnaíba (PI), Fortaleza (CE), Sete Cidades (PI) e etc.; provando ser mais uma vez um empreendedor de grandes eventos.

Tendo vivido grande parte de sua vida em Timon, Airton verificou que não tínhamos um local de lazer e diversão, a partir daí começou a desenvolver a idéia de criar um lugar assim para nossa comunidade. E foi com muito esforço e muito trabalho que tudo aconteceu. Morávamos na casa localizada na Rua 50 nº 613, (hoje Jamil de Miranda Gedeon), com o falecimento de nossa avó materna, passamos a morar em sua casa, durante um ano. E foi lá que Airton pensou, desenhou, criou e planejou nos mínimos detalhes aquilo que mais tarde seria o DANCE LANCHE O ALEMÃO. Cada parede levantada representava a constatação de um sonho que, aos poucos estava se realizando; logo a nova estrutura substituía nossa antiga casa.

Foram dias de trabalho intenso onde Airton estava presente com todo o seu empenho e dedicação. Em fins de 1987 inauguramos o DANCE LANCHE O ALEMÃO, com bar e lanchonete e mais tarde o espaço para dança, proporcionando lazer e diversão a toda comunidade. Inúmeras pessoas que por ali passaram elogiaram Airton, seu trabalho e sua precisão de idéias.

O DANCE LANCHE O ALEMÃO funcionou durante 2 (dois anos) a Rua 50 nº 613, (hoje Jamil de Miranda Gedeon). Neste dois anos O ALEMÃO trouxe para nossa comunidade, momentos de prazer e alegria; eram jovens, adultos, velhos e crianças. Aqui todos sentiam-se bem. Para as crianças, Airton promoveu uma grande festa com a presença do palhaço Chiquita. A partir daí cresceu cada vez mais o desejo de servir a comunidade. Não apenas promovendo lazer e diversão, mais contribuindo de alguma forma para o progresso da mesma.

Após a festa promovida para as crianças, Airton percebeu que era possível realizar mais um sonho e colaborar definitivamente com o avanço e o desenvolvimento. Foi a chama desse desejo que nos impulsionou a seguir em frente. Estava na hora de oferecer uma escola a comunidade. Uma escola verdadeiramente séria e avançada em princípios e objetivos.

Foi defendendo esta idéia que inauguramos no dia 05/03/1990 o EDUCANDÁRIO "GLÁUCIA COSTA". "UM NOVO CONCEITO EM EDUCAÇÃO".

Completava-se assim todos os planos pré-estabelecidos por Airton, localizado na rua Jamil de Miranda Gedeon (antiga 50), o EDUCANDÁRIO "GLÁUCIA COSTA" ocupa lugar de destaque, sendo previamente dividido em salas de aula, cantina, pátio para recreação, etc.; comprovando a inteligência e a exatidão em detalhes de seu criador - O ALEMÃO.

Airton lutou e trabalhou durante toda a sua vida. Foi perseverante até o fim. Após a inauguração da escola - que logo ficou conhecida como a escola do ALEMÃO - Airton passou a trabalhar como comerciante autônomo (mercearia). A primeira localizada na rua 8 (oito) com a 40 (quarenta) (antiga denominação), a segunda na rua Jamil de Miranda Gedeon e a última localizada no Conjunto Boa Vista. Esta foi duplamente festejada por ele, que ficou imensamente feliz, pois além da mercearia tínhamos encontrado nossa nova casa (Rua 07, quadra 09 casa 10), próximo ao terminal de ônibus. (Hoje esta rua leva seu nome).

Airton teve sua vida voltada ao trabalho, ao lado da família, soube enfrentar todas as dificuldades. Sempre teve dentro de si o desejo de proporcionar coisas realmente boas e novas a nossa comunidade, objetivando seu crescimento e seu desenvolvimento. Sua partida deixou em todos nós uma profunda saudade. Viveu pouco tempo na casa que escolheu para morar, mas enfrentou bravamente seus últimos momentos, fazendo de sua vida um exemplo de coragem e dignidade. Sua luta, portanto, foi coroada de êxito e a cada dia nos dá maior convicção de que foi ele o principal responsável pela elaboração e construção de nosso projeto educacional.

Rua da cidade recebeu o nome de Airton Costa Cruz.

A Câmara Municipal de Timon(MA), aprovou por unanimidade o projeto que solicitou a colocação do nome de AIRTON COSTA CRUZ - O ALEMÃO - em rua localizada no Conjunto Boa Vista. A aprovação do mesmo ocorreu em sessão da câmara, realizada no dia 18 de março de 1992, às 20:00h e contou com a presença da maioria dos vereadores daquela casa.

Foi o vereador Jamil de Miranda Gedeon Filho, a iniciativa de prestar-lhe esta homenagem.

Angely Costa Cruz (Coordenadora Pedagógica)
Timon (MA), 15 de fevereiro de 1992