Colégio "Glaucia Costa" - 26 anos batendo forte no coração da cidade
 
 
 
  


Quem foi Gláucia Costa

Quem foi Glaúcia Costa

Gláucia Carvalho Costa é a personagem que deu vida a esta ideia. Nasceu em Luziana(MA), ainda no início do século XX, seus pais morrem quando a mesma tinha apenas um ano, teve uma infância pouco vivida, pois logo chegou o momento do casamento, que para aquela sociedade, representava a realização maior para a vida de uma mulher.


Gláucia casou-se com o lavrador Paulo Vaz da Costa aos doze anos de idade, dez anos mais jovem que ele.


Por ser muito jovem, seus primeiros filhos não sobreviveram, mais tarde transformou-se na matriarca de uma grande família, tendo mais nove filhos: José, Francisco, Moisés, Raimundo, Antônio, Paulo, Socorro, Célia e Antônia. Dedicou toda sua vida e amor à família.


Gláucia mudou-se de Bacabal para Timon, e passou a morar no mesmo lugar onde hoje se localiza o Colégio Gláucia Costa. Os duros anos de luta e batalha pela vida, deram-lhe muita sabedoria, que transmitiu com toda a sua experiência para seus netos.


No início de 1986, os problemas de saúde que a acompanhavam ao longo do tempo agravaram-se. Foi internada pela última vez e o seu coração não mais resistia, vindo a falecer no dia 28 de fevereiro daquele ano. Aos sessenta e quatro anos ela deixou a família que constituiu e da qual foi a matriarca.


Professora Angely Costa Cruz
Coordenadora do Colégio Gláucia Costa