Colégio "Glaucia Costa" - 26 anos batendo forte no coração da cidade
 
 
 
  


A educação no caminho de Flores

A cidade que um dia já recebeu a denominação de Flores vive hoje um momento diferente de sua história; de lugarejo de passagem se tornou Timon, uma promissora cidade do meio norte do Brasil, que cresce e atrai investimentos em todos os setores. A economia do município vem ganhando destaque demonstrando que Timon tem grande capacidade de desenvolvimento no Estado, já ocupando a terceira posição no ranking das cidades maranhenses com maior expansão de atividades econômicas e de serviços.


Dentre os serviços prestados na cidade, a educação ocupa lugar de grande destaque, pois além do funcionamento do setor público, os investimentos no setor privado educacional não param e superam as expectativas dos timonenses, ou dos timonenses nascidos piauienses, que no passado se deslocavam do município para estudar na capital do Piauí porque a cidade não oferecia uma estrutura educacional satisfatória, uma idéia que predominou por várias gerações.


Hoje, felizmente a história é outra, porque os estabelecimentos educacionais que aqui chegaram e se consolidaram tem modificado a realidade da educação no município e oferecido novas perspectivas à sociedade. As novas gerações de estudantes em Timon têm hoje uma situação privilegiada em relação a tantas outras que buscaram superar os obstáculos do caminho, rumo à conquista da educação fora de sua cidade.


Vencidas as adversidades ao longo do tempo no município, as escolas do setor privado investiram na qualidade da prestação dos serviços educacionais, mostrando a plena vocação do município na área. Portanto, agora quando o assunto é educação em Timon, se observa que a população apoiou e ofereceu credibilidade às iniciativas educacionais aqui existentes, são diversas opções de ensino que fortalecem a presença da escola na cidade e ampliam suas perspectivas de desenvolvimento. Assim, ao acreditar na própria cidade e nos serviços que ela oferece os timonenses modificaram sua realidade e colocaram definitivamente a educação no caminho de Flores.


Artigo publicado no
GUIA COMPRAS E SERVIÇOS TIMON-MA / Edição 2011
ANGELY COSTA CRUZ Bacharel em Biblioteconomia – UESPI / PI
Especialista em Leitura e Produção Textual – IFET/ PI
Coordenadora do Colégio Gláucia Costa
Bibliotecária do Centro de Estudos Superiores de Timon / MA
Universidade Estadual do Maranhão – CESTI-UEMA