Colégio "Glaucia Costa" - 26 anos batendo forte no coração da cidade
 
 
 
  


Abaixo o Desperdício

Já houve um tempo em que as pessoas compravam refrigerantes levando uma garrafa vazia para trocar por uma cheia e não existia a garrafa pet; já houve um tempo em que o pão era recebido na padaria em sacos de papel, bem como diversos outros produtos que também eram transportados assim, em sacos de papel ou tecido, e não havia a indústria do plástico, com milhares de sacolas descartáveis.


Enfim, já houve um tempo em que a população vivia de forma mais simples e menos consumista, mas infelizmente esse tempo já passou. Hoje, é impressionante como a sociedade utiliza o plástico, a garrafa pet, o copo descartável, a sacola plástica, usam-se sacolas plásticas para tudo; no supermercado, na banca de revistas, na feira, na padaria, na farmácia, em lojas, no açougue, etc. Nunca a indústria do plástico faturou tanto, nunca o meio ambiente foi tão agredido.


A indústria do consumo vem produzindo uma sociedade doente, e cada vez mais distanciada da preservação ambiental, e conseqüentemente da vida humana. O consumo desenfreado do plástico ameaça o planeta de forma irreversível, nunca é demais lembrar que o copo descartável, por exemplo, pode levar até cem anos para se decompor na natureza e, além disso, é produzido a partir do petróleo, um recurso natural encontrado somente em algumas regiões do planeta.


Desse modo, é preciso compreender a necessidade urgente, de tomar atitudes ecologicamente corretas; não é mais possível conviver com tamanha insensibilidade e despreocupação com o meio ambiente e a qualidade de vida. Assim, o caro leitor há de concordar que a situação é grave e exige engajamento e mudanças no estilo de vida de cada um. Por que usar tanto plástico, tantas sacolas? Evite, faça uma campanha em casa contra seu uso, e principalmente reaproveite, reutilize bastante este material. A sacola plástica tornou-se um problema para a natureza, e em alguns países seu uso vem sendo desestimulado e até proibido por lei.


O progresso trouxe soluções confortáveis e facilidades antes impensáveis para a sociedade, é verdade, mas é verdade também que transformaram a vida moderna num verdadeiro caos. Um dos vilões desse processo é sem dúvida o copo descartável, fartamente utilizado em todos os lugares, e sem um mínimo de reflexão por parte da sociedade, que lança milhões de copos descartáveis na natureza todos os dias.


Chegou a hora de procurar soluções diferentes que possam modificar essa realidade, não pode ser coerente pensar o mundo com tanto desperdício. Portanto, arregace as mangas; pare de produzir tanto lixo, recicle mais, faça coleta seletiva, substitua o uso do plástico, descubra novas alternativas, seja mais sensível, e finalmente preserve o seu amor ao meio ambiente e a vida.


Artigo publicado no Jornal Meio Norte
07 de abril de 2008 / Teresina – PI
ANGELY COSTA CRUZ
Bacharel em Biblioteconomia – UESPI / PII
Especialista em Leitura e Produção Textual – CEFET/ PI