A GENTE NASCE, CRESCE E... APARECE

"A gente nasce, cresce e... aparece"

A Páscoa é um momento mágico em que podemos refletir com as crianças sobre a importância da vida. O privilégio de nascer, crescer e poder construir ou contribuir para uma vida mais saudável e harmoniosa no planeta é uma oportunidade dada ao homem diariamente, e o ambiente escolar favorece a discussão desse tema através de momentos significativos de aprendizagem.

As crianças da Educação Infantil da Escola estão vivenciando neste período pascal a maravilhosa experiência de sentir de perto a presença da vida que as rodeia. As professoras do Maternal levaram para a sala lindos patinhos que foram apreciados e observados com bastante carinho pelas crianças, as quais já sabem que não podemos machucar os animaizinhos. No Infantil I, a turma recebeu a visita de pintinhos amarelinhos e tiveram a oportunidade de observar que eles nascem em uma casinha apertadinha chamada ovo. Os peixinhos, nadando ligeirinho e surgindo de águas poluídas, chegaram à sala do Infantil II contando às crianças sobre a necessidade de cuidar bem da água do nosso planeta. Afinal, sem água pura os peixes não sobrevivem. As professoras do Infantil III apresentaram às crianças as tartarugas, que escondem os ovos na terra e precisam da ajuda do homem para preservar algumas espécies desse animal que está em extinção. Assim, as crianças estão aprendendo na escola que a vida é um delicioso presente recebido de Deus e que, para ser renovada diariamente, necessita de ações corretas do homem no meio onde ele vive.

O projeto “A gente nasce, cresce e... aparece” oportuniza a criança compreender o mundo que a rodeia e do qual ela faz parte, onde ela também irá assumir responsabilidades. Dessa forma, ela crescerá aprendendo que “aparecer” é muito mais do que se mostrar. É, na verdade, realizar algo de positivo na sociedade.