O ENSINO MÉDIO E A MUDANÇA DE HÁBITOS

O Ensino Médio e a mudança de hábitos

As etapas escolares que os jovens atravessam ao longo de sua formação exigem deles mudanças de hábitos e rotinas de estudo que marcarão profundamente sua formação. Portanto, é papel da escola apresentar aos alunos situações novas e orientá-los para que façam desse momento da vida uma oportunidade para enfrentar desafios e superações. Nesse sentido, é com muito orgulho que o Colégio “Gláucia Costa” está acompanhando e orientando em 2013 sua primeira turma de Ensino Médio, e juntos estamos compartilhando momentos inesquecíveis.

Diferente do que ocorre no Ensino Fundamental, no Ensino Médio não há a tradicional semana de prova. Afinal, os sábados que antes eram guardados para prolongar o sono até mais tarde agora estão reservados para a realização de provas mensais, bimestrais e simulados. Para o primeiro sábado de provas, foram contempladas as disciplinas de Física, Língua Espanhola, Gramática e Geografia. A turma chegou cedo; os alunos ficaram estudando nas mesas da cantina, e a cada amigo que entrava, aumentavam os risos e comentários sobre as possíveis questões que estariam nas provas. Os professores são exigentes, as revisões foram muitas, porém, a quantidade de conteúdos diários e as informações novas que surgem a todo momento na sala exigem dos alunos atenção, interesse e compromisso. Mesmo assim, durante a aplicação das provas, surgiu um momento de descontração no grupo: quando uma das meninas brincou em meio à prova de Física, dizendo que tantos números davam-lhe fome, os colegas entenderam e sorriram do comentário.

Todos os dias da semana quando o Sol se põe e ainda faltam duas aulas para concluir as atividades diárias da turma, observam-se alunos tranquilos e concentrados, pois eles já se habituaram a uma rotina de aulas cuja duração vai das 13h10 às 19h30. Assim, com uma rotina de trabalho diferente e de maior responsabilidade, a Escola oportuniza mudanças que irão colaborar com as escolhas profissionais e compromissos que aluno assumirá no futuro diante da sociedade que o rodeia.

O Colégio “Gláucia Costa” vive junto com esta Tuma a alegria e as responsabilidades dessa etapa escolar que traduz-se em muito mais que um espaço para mudança de hábitos, pois proporciona ao aluno a transformação de ideias e os meios para realização de grandes sonhos.