APRENDENDO AO SABOR DE MOUSSES E SORVETES

Aprendendo ao sabor de mousses e sorvetes

Quem não aprecia guloseimas doces e saborosas nunca foi criança. Nessas horas, esquecemos até o regime, afinal, o que vale é provar um pouquinho. E quando essa atividade tem uma função pedagógica, fica ainda mais gostosa. Nesse sentido, os alunos do 8º ano, orientados pela professora Valdirene de Língua Portuguesa, apresentaram na prática a importância do gênero textual receita.

O projeto chamado carinhosamente pela turma de “Culinária da vida” inicia com estudos dirigidos, identificando nas receitas estruturas do texto e classes gramaticais levando o aluno a compreender a importância desse gênero textual no dia a dia. Na segunda parte do projeto, a turma partiu para a prática, selecionando sua receita para que os demais colegas a provassem. Nada de mamãe ajudar! Cada grupo teve que “botar a mão na massa”! Enquanto um mexia a calda, outros batiam ovos, alguns espremiam os limões. Não faltou na turma quem lavasse as panelas e arrumasse a cozinha. O projeto foi todo documentado através de vídeos e fotos. Os jurados, responsáveis pela escolha da receita mais gostosa, ficaram muito confusos; afinal, tudo estava muito gostoso!

Assim, a Escola saiu das quatro paredes da sala e movimentou seus alunos em uma atividade que certamente foi uma aula de culinária para a vida toda. Aprender saboreando o que gostamos fica mais fácil!

Parabéns à turma