Escola realiza aula passeio com roteiro surpreende na Princesa do Sertão!

O Colégio Gláucia Costa realizou no dia 25/08, uma aula passeio em Caxias – MA, conhecida como a Princesa do Sertão. A visita à cidade histórica com as turmas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental foi surpreendente e bastante festejada, pois a partir do roteiro proposto foi possível conhecer mais sobre a cidade e sua história.

As turmas foram acompanhadas por professores e coordenadoras. A cidade foi apresentada pela professora historiadora e diretora do Memorial da Balaiada, Mercilene Barbosa Torres, que envolveu os estudantes e a equipe pedagógica da Escola com narrativas sobre as histórias e lendas da cidade. A historiadora explicou a origem histórica, as motivações que provocaram a Guerra da Balaiada, a medida que mostrava o palco da guerra, o Morro do Alecrim, o belíssimo mirante e o Museu da Balaiada que integram o complexo histórico cultural.

A visita se estendeu às praças, logradouros públicos da cidade que se destacam por sua beleza, conservação e por receber nomes de grandes poetas e escritores caxienses, como Gonçalves Dias, Vespasiano Ramos e outros. O grupo também visitou Igrejas e conheceu as lendas que circundam suas histórias. Outro ponto turístico da cidade visitado foi o Palácio do seu Dá, uma rica e ampla construção que mantém seus traços históricos e abriga belos jardins, uma valiosa biblioteca e diversas preciosidades, obras de arte, peças que seu proprietário, o Sr. Alderico Silva adquiriu ao longo do tempo em viagens por todo o mundo. Lá também, suas histórias foram todas narradas pela guia turística.

O Sr. Alderico Silva foi um empreendedor visionário, um empresário de grande importância para a história de Caxias, uma vez que, influenciou diretamente em seu desenvolvimento sócio econômico e cultural, figurando inclusive na música “De Teresina a São Luís” do mestre Luiz Gonzaga, nosso Rei do Baião. “... Bom dia Caxias/Terra morena de Gonçalves Dias/Dona Sinhá avisa pra seu Dá/Que eu tô muito avexado/Dessa vez não vou ficar ...” Foi uma visita encantadora e a biblioteca da Escola recebeu a doação de um exemplar da obra, que conta a história do Sr. Alderico Silva e de sua imensa contribuição à cidade.

E depois de percorrer diversos locais do centro histórico caxiense, houve a parada para o almoço, no restaurante Gran Brasille e em seguida, o grupo conheceu e se encantou com as muitas histórias do Balneário Veneza, um local bastante apreciado em Caxias e que atrai visitantes de toda a região circunvizinha. Logo depois, todos foram conhecer a antiga Fábrica de Tecidos, fundada em 1889, uma suntuosa construção que movimentou a economia da região por muito tempo, com exportação até para o exterior. A fábrica absorveu a mão de obra feminina, e guarda também muitas histórias, para as quais as turmas ficaram atentas e participaram com entusiasmo, das dramatizações propostas.

E assim, o passeio se encerrou com uma refrescante visita à sorveteria Maná, marca do saboroso sorvete que é fabricado na cidade. A viagem deixou todos com aquele desejo de voltar, afinal Caxias se apresenta como uma cidade que se orgulha em preservar seu patrimônio cultural e sua alma histórica, se destacando no cenário literário nacional por ser “berço” de poetas e escritores, como Gonçalves Dias, Coelho Neto, Raimundo Teixeira Mendes, Teófilo Dias, César Marques, Vespasiano Ramos, já possuindo também a sua própria academia: Academia Caxiense de Letras. Enfim, a efervescência cultural e a história de Caxias são sua verdadeira essência e a tornam encantadora. Portanto, não é por acaso, que é chamada de Princesa do Sertão.

Texto produzido pela Bibliotecária Angely Costa.

Confira todas as fotos:

- Passeio na princesa do sertão