Colégio "Glaucia Costa" - 26 anos batendo forte no coração da cidade
 
 
 
  


A ESCOLHA DA ESCOLA PARA O SEU FILHO


A escolha da Escola para o seu filho

O processo de escolha de uma escola não é simples e nem rápido. É um momento superimportante e você precisa se dedicar a ele. O futuro do seu filho dependerá, em grande parte, da escola, e, por isso, ela precisa reunir todas as qualidades que você acredita serem necessárias.


Com o ritmo atual de vida dos pais, em que os compromissos profissionais tomam muito tempo, em alguns casos é necessário que a criança ingresse na escola ainda bem pequena. Às vezes, os pais até têm alternativas, como deixar com uma babá ou uma avó, mas se for para a criança ficar o dia todo em frente à TV, por exemplo, sem orientações ou estímulos, o ambiente escolar pode ser uma boa opção, mesmo antes dos 3 anos.


Na procura da escola ideal, o grande desafio é equilibrar a expectativa da família com o que a escola pode oferecer. O mais importante é que a linha pedagógica e de pensamento do colégio esteja sintonizada com a da família.


Na Revista Pais & Filhos, Elizabeth Monteiro, pedagoga e psicóloga, apontou 10 coisas que você não pode deixar de avaliar na hora de escolher a escola do seu filho:


1. Distância Os horários de entrada e saída podem render algumas horas no trânsito. Além disso, em casos de emergência, você vai agradecer por estar por perto!


2. Linha pedagógica Tradicional, Construtivista, Socioconstrutivista... Escolha a que combina com a sua família e que traduz os valores em que você acredita.


3. Custo Não é só o preço da mensalidade que você precisa calcular: há o material escolar, o transporte, o lanche, o uniforme, os passeios, a matrícula...


4. Infraestrutura Preste atenção na higiene, nos recursos (áreas verdes, biblioteca) e nos aspectos humanos (alunos por turma, auxiliares).


5. Atividades extracurriculares Muitas escolas oferecem atividades como judô, balé, teatro e coral, algumas dentro da própria grade curricular.


6. Parceria É importantíssimo que haja um canal aberto de comunicação entre escola e família.


7. Preparo Informe-se sobre a capacitação do corpo docente: a formação, experiência e, principalmente, afetividade com as crianças.


8. Segurança Observe vidros, piscina, parquinho, degraus e tudo que pode representar um risco. Verifique também se a área destinada às crianças pequenas é separada.


9. Disciplina A escola exige uniforme e pontualidade? É muito rígida? Ou muito solta? O ideal é o que combine mais com sua família.


10. Lanchonete/refeitório Desde a higiene até a qualidade da comida, é importante saber o que seu filho vai comer durante a semana. Veja se há alimentos saudáveis e naturais.


Podem surgir outras dúvidas; para esclarecê-las, o diálogo com a Coordenação Pedagógica e os Gestores da Escola pode ajudar.


Aguardamos sua visita! Na seção “Matrículas”, você poderá verificar a documentação necessária para estarmos juntos em 2013!