Colégio "Glaucia Costa" - 26 anos batendo forte no coração da cidade
 
 
 
  


TÍTULO MULHER TIMONENSE


Título Mulher Timonense

08 de março de 2012, Dia Internacional da Mulher. Festejamos o brilho e as conquistas alcançadas por todas as mulheres nos mais diversos setores profissionais e comemoramos com razão, pois as mulheres estão no comando, mostrando seu valor.


A data foi especialmente festejada no Colégio “Gláucia Costa”, que também comemorou em março os seus 22 anos de fundação. Todas as mulheres que fazem a escola foram homenageadas através da Professora Ângela Costa Cruz, diretora do Colégio, que recebeu na Câmara Municipal de Timon, o Título Mulher Timonense em reconhecimento aos relevantes serviços prestados na cidade, como profissional destacada e fundadora do Colégio “Gláucia Costa”.


Leia sua BIOGRAFIA a seguir.



Biografia da Professora Ângela

Ângela Costa Cruz é Professora da Rede Pública Estadual de Ensino, Diretora do Colégio “Gláucia Costa”, em Timon – Maranhão – Escola da Rede Particular de Ensino, Especialista em Gestão Educacional, em Psicopedagogia à distância da Universidade Estadual do Maranhão – UEMANET e Mestranda em Educação pelo Instituto Superior de Educação Continuada – ISEC.


Esta piauiense, natural de Teresina, vive desde a infância em Timon. É filha de Adelino Carvalho da Cruz e Antonia Costa Cruz, sendo a terceira irmã numa família de seis filhos; Angelane, Angelina, Angely – também Professoras – Anna Gláucia – Enfermeira, e o saudoso irmão Airton Costa Cruz, que ficou conhecido na cidade como “O Alemão”. Casada com Márcio Túlio Delgado de Carvalho, Funcionário Público Federal e Diretor do Curso de Administração da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA tem dois filhos: Airton Augusto Costa Carvalho e Aurélio Augusto Costa Carvalho.


Em 1996, inicia sua vida profissional como educadora, seguindo a trajetória do Magistério nas Escolas Públicas Estaduais de Timon e na escola Santa Helena – Instituição da Rede Particular de Ensino em Teresina, capital do Piauí, onde ganha experiência e notoriedade em seu trabalho; etapa inicial e preparatória para possibilitar a condução de um novo projeto que começava a nascer: o Colégio “Gláucia Costa”. Assim, em 1990, institui hoje a reconhecida Escola, que homenageia Gláucia Carvalho Costa, avó materna das fundadoras e que por muitos anos residiu no local onde se ergueu a Instituição; a iniciativa veio a atender às necessidades educacionais e de qualidade de ensino da população timonense; o projeto prospera, ganha confiança da comunidade e se torna referência em educação no Município.


Hoje, aos 22 anos de fundação, a Escola não para de crescer e investir constantemente na qualidade de seus serviços. Suas fundadoras e idealizadoras: Antonia, Angelane, Ângela, Angely e Angelina sentem orgulho dos resultados obtidos pela Instituição e da mudança de perspectivas que ofereceu à sociedade, pois as gerações que por lá passaram têm alcançado prestígio e sucesso nos estudos e no campo profissional. Além disso, a Escola colabora com a inclusão de profissionais no mercado de trabalho, oferecendo oportunidades na área da educação e serviços. Assim, a professora Ângela Costa Cruz tem presença constante e atuação marcante na área educacional; atualmente inicia o desenvolvimento de um novo projeto voltado à psicopedagogia institucional, que propõe contribuir com o crescimento educacional e o desenvolvimento integral de educandos.


Portanto, tem participação ativa na cidade e uma vida dedicada ao conhecimento, ao saber e ao progresso educacional do Município, uma vez que acredita que o melhor caminho para o desenvolvimento e a transformação de uma comunidade é a educação. É somente através da educação que o ser humano atravessa obstáculos, desenvolve sua capacidade intelectual, reinventa caminhos, se prepara. Constrói seu próprio futuro.