Ensino Médio - Apresentação

O Ensino Médio deve favorecer o desenvolvimento da autonomia e identidade dos sujeitos para que estes se coloquem no mundo como pessoas ativas, dinâmicas, participativas, comprometidas e com responsabilidade ambiental, cultural e social.

A consolidação do Estado democrático, as novas tecnologias e as mudanças na produção de bens, serviços e conhecimentos exigem que a escola possibilite aos alunos integrarem-se ao mundo contemporâneo nas dimensões fundamentais da cidadania e do trabalho. Considerando as competências básicas para a inserção de nossos jovens na vida adulta, os Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio (PCNs) apontam para a necessidade de dar significado ao conhecimento escolar apoiado na contextualização e interdisciplinaridade, evitando a fragmentação de informações e incentivando o raciocínio e a capacidade de aprender.

A formação do sujeito crítico exige uma nova concepção de educação, na qual o professor é o orientador e o aluno é o sujeito da ação. Nessa perspectiva, o ambiente escolar deve desenvolver no aluno a capacidade de refletir, agir, criar, opinar, decidir, escolher, interpretar e transformar o mundo como sujeito de suas ações. Nesse sentido, as competências e habilidades são eixos de organização da relação entre conhecimento e ação. Saber discernir sobre algo e posicionar-se diante de uma escolha, em presença da infinidade de informações apresentadas, exige um saber específico: o saber refletir.

Assim, é necessário estimular a participação ativa do sujeito, criando situações de ensino e de aprendizagem em que o educando sinta-se envolvido pessoalmente, de maneira que não ocorra a mera reprodução do que foi exposto ou explicado em sala de aula pelo professor ou pelo livro-texto, mas uma reelaboração pessoal.

Referência bibliográfica

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacional (Ensino Médio). Brasília: MEC/SEF, 2000.