Ensino Fundamental - Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Colégio “Gláucia Costa” no Ensino Fundamental é baseada em conceitos e valores de uma educação para a conscientização e a transformação social. Para efetivar seu propósito educacional, a instituição opta por adotar metodologias e técnicas de ensino variadas e modernas, adequadas aos diferentes níveis de ensino, que contemplem o desenvolvimento dos conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais.

O aluno é estimulado e orientado a desenvolver sua responsabilidade e autonomia. O Colégio tem como objetivo levar o aluno a pensar e refletir sobre aquilo que aprende. Nessa fase, os professores utilizam o conteúdo programático para ensinar o estudante a adquirir disciplina, hábitos de estudo e de trabalho, sem perder de vista as relações sociais pautadas no respeito e colaboração mútua.

Do 1º até o 5º ano, privilegia-se o ensino voltado ao desenvolvimento das habilidades cognitiva, social e afetiva. A criança recebe os conteúdos para a sua formação intelectual e obtém oportunidades de desenvolver-se plenamente, tornando-se um cidadão participativo.

Do 6º até o 9º ano, a consciência reflexiva dos alunos é estimulada pela troca de experiências. Nesse período, procura-se oferecer, por meio de um processo dinâmico, não apenas os conhecimentos e saberes necessários a uma formação de qualidade, mas também meios que auxiliem o desenvolvimento socioafetivo do aluno, possibilitando-lhe a perfeita integração na sociedade.

Os componentes curriculares que fazem parte da base nacional comum que compõe o projeto político-pedagógico do Colégio “Gláucia Costa” são:

• Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira – Inglês;
  • Arte;
  • Educação Física;
  • Matemática;
  • Ciências Naturais;
  • História e
  • Geografia.

Destacam-se, no Colégio “Gláucia Costa”, os componentes da parte diversificada que enriquecem a formação do aluno:

• Filosofia;
  • Educação Religiosa;
  • Língua Estrangeira – Espanhol;
  • Literatura;
  • Desenho Geométrico;
  • Informática Educativa;
  • Música.

Aliada à filosofia educacional da Escola, nossa proposta pedagógica incentiva à realização de atividades esportivas, ofertando em nossos serviços aulas de Judô, Balé, Futsal e Voleibol, visando à construção dos conceitos de bem-estar físico, qualidade de vida e comportamento ético em competições e eventos esportivos.