Criança, Ternura e Travessura

Apreciando a uma gravura que mostrava o rostinho de uma criança sapeca, com uma baladeira na mão e, ao mesmo tempo assustada diante de uma vidraça quebrada, a professora Angela Costa Cruz, Diretora da Escola, inspirou-se para criar a frase: “criança, ternura e travessura”. Com o passar dos anos a Escola adotou esta criação como o nome de um dos maiores eventos que Escola apresenta a sua comunidade todos os anos.

O Criança Ternura e Travessura, traz sempre um tema que impulsiona a pesquisa e a investigação de professores e alunos. É um projeto onde, o saber é compartilhado no grupo com a intenção de ampliar a oportunidade de acesso ao mundo informacional. As turmas envolvidas são da Educação Infantil e Ensino Fundamental I que apresentam a comunidade escolar uma grande exposição, resultado de dias de estudo e pesquisa. Quando os pequenos da turma do Maternal, apresentaram o Zé Gotinha e disseram, “vacina dói, mas faz bem à saúde” emocionou os pais. E a turminha que explicou a invenção da máquina de costura e ainda presenteou a plateia com um lindo desfile, mostrou que a moda tem história. Tivemos já muitos trabalhos já apresentados no evento tais como: a invenção do cinema, chapéus e guarda-chuvas protegendo cabeças, a caravela de Pedro Alvares Cabral, os cliques da história da máquina fotográfica, o disco de vinil que embalou gerações, as contribuições de Leonardo da Vinci para a ciência, a invenção da pilha, do rádio, da televisão, da guitarra elétrica e muitos outros trabalhos que encantaram o público.

Nossa comunidade escolar a cada ano, aguarda com expectativa o tema geral a ser estudado pelos pequenos, os pais acabam se envolvendo e aprendendo junto com as crianças a matéria proposta. O Criança Ternura e Travessura oportuniza situações de aprendizagem significativa, fazendo do espaço escolar um ambiente inesquecível.

• Reconhecer contribuições geniais da ciência e da sociedade para o mundo.
  • Possibilitar situações de aprendizagem, através de temas variados;
  • Incentivar a curiosidade por meio de indagações, questionamentos, organizando ideias e promovendo o acesso a informação;
  • Promover a utilização de recursos tecnológicos, midiáticos ou manipulativos que evidenciem saberes, sobre a contribuição da ciência para a história;
  • Favorecer apreciação e interação, com a linguagem oral e escrita, com diferentes suportes e gêneros textuais;
  • Possibilitar situações de aprendizagem, mediadas em atividades individuais ou coletivas.
  • Apresentar a comunidade escolar, um trabalho acerca da história social do homem fundamentada em estudo e pesquisa.