“A gente nasce, cresce e aparece! ”

O período da Páscoa, é uma oportunidade para a Escola explorar o verdadeiro sentido da data, estimulando a criança a ver esta época, como um momento de festejarmos a vida.

A vida pode ser percebida e sentida, pela criança em vários locais e ocasiões diferentes, seja observando, uma plantinha que desabrocha ou um animalzinho que nasce. Temos na literatura infantil, ou em contos populares exemplos também de situações que apresentam para criança o cenário do nascimento, crescimento e amadurecimento a partir das experiências e oportunidades vividas pelos personagens.

A Páscoa traz para a Escola muito mais que um dia de festa, ela dá a este ambiente uma vida iluminada pelos rostinhos e risos das crianças.

• Reconhecer a páscoa com a festa da vida.

Específicos
  • Possibilitar situações de aprendizagem através de exposições de imagens, histórias, vídeos e músicas;
  • Estimular um olhar de preservação e valorização da vida no planeta;
  • Favorecer apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, com diferentes suportes e gêneros textuais;
  • Possibilitar situações de aprendizagem mediadas em atividades individuais ou coletivas;
  • Evitar o excesso de simbolismo ou sentido comercial que envolve a passagem da Páscoa;
  • Apreciar na natureza que nos rodeia, o milagre do nascimento;
  • Ver a passagem da Páscoa, como um momento para a família está junta.

O projeto na Escola

O projeto “A gente nasce, cresce e... aparece” contemplam as turmas da Educação Infantil que no período pascal vivenciam a maravilhosa experiência de sentir de perto a presença da vida que as rodeia. A criança aprende na Escola que a vida é um delicioso presente recebido de Deus e que, para ser renovada diariamente, necessita de ações corretas do homem no meio onde ele vive.

As professoras do Maternal apresentam a turma os patinhos, contando para crianças como reproduzem-se, onde vivem e como devem ser cuidados para crescerem fortes e bonito. No Infantil I, as turmas tem a oportunidade de contemplar as fases do nascimento e desenvolvimento de um pintinho, que no futuro pode ser um galo bonito e forte ou, uma mamãe galinha, cuidadosa com seus filhotes. Nas turmas do infantil II, as professoras questionam: “por que os peixinhos, nadam ligeirinho quando encontram águas poluídas?”. Esta discussão, sensibiliza as crianças sobre a necessidade de o homem respeitar o meio que vive, conservando o maior recurso natural do planeta, a água. As professoras do Infantil III apresentam às crianças as tartarugas, que escondem os ovos na terra e precisam da ajuda do homem para preservar algumas espécies desse animal que está em extinção.

O projeto “A gente nasce, cresce e... aparece” oportuniza a criança compreender o mundo que a rodeia e do qual ela faz parte, onde ela também irá assumir responsabilidades. Dessa forma, ela crescerá aprendendo que “aparecer” é muito mais do que se mostrar. É, na verdade, realizar algo de positivo na sociedade.