Educação Infantil - Proposta Pedagógica

A Escola compreende que a Educação Infantil tenha função cultural e social na formação dos educandos, implicando duas concepções fundamentais: cuidar e educar.

Nesse sentido, concebemos a criança de 2 a 5 anos como um sujeito de direitos e acreditamos que o objetivo nessa etapa escolar seja o de garantir esses direitos no seu cotidiano, por meio do respeito as suas características e necessidades e do favorecimento de seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e cultural, visando à formação de uma nova geração capaz de viver e contribuir para a construção da sociedade cidadã.

O brincar, como promotor da capacidade e potencialidade, ocupa um lugar especial em nossa prática pedagógica. O brincar na Educação Infantil é importante para que a criança viva o presente, exercendo o direito de desenvolver-se de forma plena, preparando-se, assim, para uma vida adulta mais coerente e feliz.

O plano de atividades da Educação Infantil é organizado de acordo com a legislação vigente (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) e a filosofia e os princípios do Projeto Político Pedagógico do Colégio “Gláucia Costa”.

Dessa maneira, a Educação Infantil na Escola abrange os seguintes eixos:

Os princípios do Projeto Político Pedagógico do Colégio “Gláucia Costa” que amparam as ações realizadas na Educação Infantil são:

• O currículo da Educação Infantil reúne um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 2 a 5 anos de idade.
  • A Educação Infantil tem por finalidade considerar a diversidade proporcionando espaços desafiadores e situações estimuladoras para o desenvolvimento das capacidades das crianças, respeitando seus direitos e suas características individuais.
  • A proposta pedagógica da Educação Infantil considera que a criança, centro do planejamento curricular, é um sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade produzindo cultura.
  • A Educação Infantil é o espaço para o lúdico e a fantasia, com práticas que levam a criança a desvincular-se de situações concretas, fazendo abstrações e reconstruindo a realidade a partir de uma ótica própria de sua faixa etária.
  • A avaliação da Educação Infantil far-se-á mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.
  • A promoção do aluno ao período seguinte será automática, atendendo às exigências da idade cronológica prevista para cada período, bem como a seu desenvolvimento sensório-motor.
  • Serão usadas como instrumentos de acompanhamento fichas de observação com os dados específicos para a Educação Infantil.

Acrescentamos, ainda, a necessidade da obediência à faixa etária, ou seja, a idade que o indivíduo deve ter (no mínimo) para realizar determinada conduta ou ação da vida, para cada etapa da Educação Infantil. No Colégio Gláucia Costa, a organização das turmas baseia-se na seguinte orientação:

Nível Idade
Maternal 2 anos completos até 30/03