HISTÓRIA DO COLÉGIO GLÁUCIA COSTA

O Colégio "Gláucia Costa" surgiu em 1990. Inicialmente a Escola nasceu com a denominação EDUCANDÁRIO “GLÁUCIA COSTA”, atendendo turmas de Educação Infantil. Logo depois, deu continuidade à implantação das séries iniciais do Ensino Fundamental I, concluindo este segmento em 1994.

Em 1998, a Escola passou a ser denominada COLÉGIO “GLÁUCIA COSTA” e prosseguiu com a implantação das turmas do Ensino Fundamental II, chegando a 2001 com a 8ª série, e, recentemente, atendendo à Resolução nº 03 de 03/08/2005, a Escola ampliou o Ensino Fundamental para nove anos de duração.

O Colégio "Gláucia Costa" tornou-se uma referência para todos aqueles que procuram um ensino de qualidade na cidade. A sede da Escola ocupa hoje uma grande área na Rua Jamil de Miranda Gedeon. Seu slogan "Um Novo Conceito em Educação" reflete preocupação social e compromisso com as novas gerações.

A Escola possui hoje um prédio com salas amplas e climatizadas, laboratório de informática, laboratório de ciências, biblioteca, playground, entre outros espaços. Desde 1999, possui um complexo cultural esportivo próprio.

Além do currículo regular, a Escola desenvolve uma série de atividades extracurriculares que complementam o ensino ministrado em sala de aula: a prática esportiva do futsal, voleibol, judô e balé; atividades diversificadas, como passeios, excursões, visitas a museus e instituições filantrópicas, exposições; organizações de eventos cívicos, esportivos, recreativos e culturais, entre os quais se destacam: Troféu Airton Costa Cruz; Arraial Show; Criança Ternura e Travessura; Show de Talentos, Gincana Gláucia Costa; Recital de Balé.

Os princípios norteadores da Escola buscam essencialmente a formação integral do ser humano e a construção de valores básicos, como solidariedade, justiça social, liberdade, honestidade e uma cultura de paz. A filosofia de trabalho abrange a educação em seu sentido mais amplo quando busca no respeito ao próximo e na conquista da cidadania a afirmação do caráter humano e atende às necessidades informacionais do educando em sua construção cotidiana. O principal objetivo é preparar o aluno para a realidade social, iluminar sua compreensão de mundo e instrumentalizá-lo para atuar de forma consciente em determinado meio social.

O referencial teórico em que se baseia o Colégio “Gláucia Costa” e toda a sua ação educativa tem como principal eixo norteador a teoria crítico-social dos conteúdos, que valoriza a escola enquanto mediadora do processo de ensino e aprendizagem. Assim, destaca-se nessa prática pedagógica a busca da conscientização dos cidadãos frente a sua realidade sociocultural, preocupando-se com a formação integral desses jovens educandos a fim de que se apropriem dos instrumentos necessários a sua prática educativa e social, bem como a sua futura inserção no mercado de trabalho.

Com a maturidade conquistada ano após ano, o Colégio “Gláucia Costa” ampliou seus serviços educacionais com a autorização de funcionamento do Ensino Médio em 2013. Dessa forma, a Escola reafirma sua proposta educacional comprometida com as orientações curriculares nacionais, consciente de que seu reconhecido prestígio junto à comunidade o credencia para continuar investindo e apostando em um amplo horizonte educacional.